sexta-feira, 11 de maio de 2012
Biblioteca pública de Braga
O maior interesse da Biblioteca Pública de Braga reside no seu enorme espólio de 650 mil volumes, dos quais se encontram cerca de 400 mil no edifício da Praça do Município e os 250 mil mais recentes na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, mas não é sobre isso que escrevo; para conhecer mais sobre o espólio existe o site da BPB. O que me interessa aqui é o edifício mandado construir pelo bispo D. José de Bragança, em estilo rococó.
Entrada da BPB -
Este edifício sofreu um grande incêndio em 16 de Abril de 1866 e foi reconstruído nos anos 30 do século XX, sem grande respeito pelo original. Da reconstrução destaca-se a incorporação na sala de leitura do magnífico tecto trazido do Convento de Santiago, do século XVIII.
Tecto da sala de leitura -
É impossível falar da Biblioteca Pública sem referir o Arquivo Distrital de Braga, que se encontra alojado na parte medieval do mesmo edifício. Este arquivo tem também um espólio riquíssimo, com documentos originais tão antigos como o século IX, mas sobre isso também existe um site próprio. A parte medieval do edifício sofreu grandes alterações com a reconstrução, mesmo nas paredes e janelas, sendo difícil perceber como seria originalmente; mesmo assim é um edifício interessante, que merece bem uma visita.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário