domingo, 29 de abril de 2012

Elevador do Bom Jesus

Elevador do Bom Jesus Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre Elevador do Bom Jesus Aspecto da linha do Elevador. Comprimento: 0,274 km Bitola: Bitola Padrão Legenda 274 Santuário × Estrada do Bom Jesus 0 Tenões Elétricos de Braga 1 (des.) [Expandir]Localização na rede Entrada, no sopé do monte (século XIX). Entrada, no sopé do monte (século XXI). Entrada, carruagem no topo do percurso, em 2007. Carruagem no topo do percurso, em 2006. O Elevador do Bom Jesus localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, na cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho. Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapesos de água.
História Foi construído por iniciativa do empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894), com projeto de autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach. Este, a partir do seu país natal enviou todas as indicações necessárias para a execução do projeto e instalação dos equipamentos. Os trabalhos foram iniciados em março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos.[1] A inauguração ocorreu em 25 de março de 1882 (130 anos). O seu sucesso foi de tal ordem que, nesse mesmo ano, constituiu-se em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Mesnier para projetar e instalar na capital portuguesa uma série de elevadores, como o da Lavra, o da Glória, o da Bica, o de Santa Justa, e outros —, uma parte dos quais se encontra até hoje em funcionamento. A campanha de reparações levada a cabo em 1946 utilizou material oriundo do desmantelamento do Comboio do Monte, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira.[1]
Características Funciona sobre uma rampa, sendo constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular do tipo "endless rope", com contrapeso de água.[2] Cada cabine tem um depósito, que é cheio de água quando no nível superior, e esvaziado quando no inferior. A diferença de pesos assim obtida permite a deslocação. A quantidade de água é calculada em função do número de passageiros nas cabines, a cada viagem. Distância: 274 m Desnível: 116 m Inclinação: 42% Tempo de Viagem: 2,5 - 4 min., dependendo do número de passageiros Velocidade média: 1,2 - 1,8 m/s [editar]Linha Linha do elevador: composta por duas vias paralelas, cada uma das quais com duplo carril e cremalheira central. Bitola: 1435 mm (bitola internacional) [editar]Cabo Data da Substituição do Cabo: 1956

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